TOOROU NAGASHI

É um ritual religioso tradicional no Japão. Significa algo como “lanternas navegantes”, e é realizado no ultimo dia do feriado de Obon.

O Obon Matsuri é um festival de origem budista e do tradicional culto aos antepassados.

Ele ocorre entre julho ou agosto, conforme a região. Geralmente, como acontece em quase todos os festivais japoneses, a mudança da data se deve ao fato da mudança do calendário no Japão, que abandonou o tradicional calendário luni-solar chinês para adotar o calendário gregoriano.

Durante esses dias, os espíritos dos desencarnados retornam aos seus lares, sendo costume das pessoas limpar as casas para receber seus ancestrais e oferecer nos butsudan (os altares budistas) uma grande variedade de frutas e flores.

Por isso, o Obon Matsuri é chamado de o Festival dos Mortos, mas é mais conhecido como o Festival das Lanternas. Isso porque são acesas lanternas ao cair da noite e, ao final do festival, lanternas flutuantes são colocadas em rios, lagos e mares, para que possam guiar as almas de volta ao Outro Mundo.
O mais famoso é o festival das lanternas de Nagasaki, onde lanternas são acesas e deixadas no rio em homenagem aos que morreram na explosão da bomba atômica, bem como em Hiroshima. Com certeza uma linda e merecida homenagem.

No Brasil, a cidade de Registro em São Paulo, também realiza esse festival no dia de finados.


Festival Tooro Nagashi de Registro-SP


Festival Tooro Nagashi Asakusa Tokyo Japao